quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Reencarnação na Bíblia - justiça e misericórdia divina


Nascer e morrer apenas uma vez. Todos nós, segundo a doutrina espirita e outras doutrinas religiosas, somos formados de corpo e espirito (ou alma).

Os dois ou apenas um deles que nasce e morre apenas uma vez?

O corpo todos nós sabemos, seja pela ciência, seja por experiência de vida, e porque não pela lógica, que este nasce e morre somente uma vez, pois ao final retorna para a sua origem, a natureza, não sendo necessário maiores detalhes. 

E o espírito?

Antes de adentrar no que o espiritismo ensina, pensemos somente com a razão independente de credo religioso, porém considerando a existência do espírito.

Após a morte o espírito estará liberto do corpo físico, do qual, em pouco tempo, somente restará os ossos.

Com a libertação o espírito se encontrará na erraticidade, levando consigo o que tenha feito de bom e de mal.

Será julgado apenas uma vez e a sentença será o paraíso ou o inferno eternos? ou nova oportunidade terá de corrigir as suas más inclinações? 

Vejamos alguns exemplos:

Uma criança logo após o seu nascimento, antes mesmo de proferir suas primeiras palavras vem a morrer e uma outra pessoa vive por oitenta anos e morre após dolorosa enfermidade.

A criança nenhum mal cometeu durante a vida e nem tempo para a prática do bem teve, sendo certo que pela ideia de uma única existência encontrará do outro lado o paraíso.

O segundo durante a vida praticou tanto o bem quanto o mal, atravessou diversas diversidades e provações, estando sujeito a todo tipo de ato ou fato da vida, por vezes resistindo, por vezes incorrendo em erro, somente encontrando a morte após longos oitenta anos de vida, após dolorosa enfermidade.

Encontrará do outro lado difícil e longo julgamento, sendo que no caso do mal ter sido maior do que o bem praticado, terá que viver a eternidade no inferno.

O primeiro não esteve sujeito na vida as provações enquanto o segundo esteve, sendo ambos julgados.

O fator principal do julgamento deve ser o mérito de cada um.

Qual mérito a criança teve? nenhum.

O segundo embora tenha tido mais faltas tem o mérito de que tentou, ou seja, dentro de si houve a vontade de acertar, de ser uma pessoa melhor.

Para saber se a pessoa foi vitoriosa é preciso que tenha sido submetida previamente as provas da vida.

Nesta caso onde está a justiça?  Será justo que Deus tenha dado a determinado espírito apenas a provação de nascer e para a outra uma vida de oitenta anos?

Bom, neste caso todo mundo gostaria de ser a criança, pois sem qualquer prova mais difícil, morreu e encontrou do outro lado o paraíso.

A vida tem uma finalidade e é por meio dela que podemos superar as mais diversas provações.

Justiça é dar a cada um a mesma oportunidade e colocar o espírito diante das mesmas provas para que então encontrem do outro lado a luz ou as trevas de acordo com o seu mérito.

Neste caso a justiça somente poderia ocorrer, no caso de uma única existência, se todos vivessem o mesmo período de tempo e enfrentassem as mesmas provações, ou seja, que houvesse igualdade de condições.

Sabemos que isto não acontece.

Outro exemplo é o caso daquela pessoa que nasce com determinada enfermidade mental, com a sua vontade comprometida, sem poder gerir e administrar a sua vida, durante toda a sua duração.

Como irá atravessar as provações a que todos nós estamos sujeitos? simplesmente não passará.

Por que nasceu com tal enfermidade? foi punido antes mesmos das provas da vida?

Não vejo justiça nisso.

Deus é justo e misericordioso. A sua bondade é infinita e muito maior do que a nossa. 

Todos nós somos ou fomos filhos de alguém. Os  pais bons quando o filho erra diante de determinada provação da vida o condena ou busca ajudá-lo para que apreenda e em uma segunda oportunidade acerte?

Se nós em nossa inferioridade moral perante Deus damos uma segunda chance ou oportunidade deus agiria diferente?

Para o espírito não existe o tempo do corpo físico, a eternidade não possui limite temporal, assim apenas um pequeno lapso temporal não é suficiente para que possamos superar todas a nossas a faltas e tenhamos sucesso diante das provas e com a prática do bem, para si e para o próximo.

Aquele que comete um crime hediondo após pedir perdão e se converter para determinada religião encontra o paraíso após a morte. Tal fato é justo? será que a vítima e seus familiares serão saciados por tal justiça?

Penso que não, toda falta deve ser reparada, pois a reparação é indispensável para que a justiça seja realizada.

Nossos atos é que pesam na balança da justiça e não as palavras cujo o tempo apaga.

Por que determinada pessoa tem uma morte trágica? será apenas um infortúnio?

A teoria da reencarnação traz respostas para várias perguntas e prova que a justiça divina é para todos na medida de seus atos e de acordo com o seu mérito e o bem que tenha praticado.

Está justiça é para o espírito que habita o corpo, e não para este que como vestimenta apenas serve ao primeiro uma única vez.

Vejamos algumas passagens do Novo Testamento da Bíblia que acredito demonstram a existência da reencarnação:  

João 3, 1-8, entretanto essa talvez seja a mais polêmica, porquanto as várias traduções e interpretações da Bíblia são divergentes quanto ao termo “nascer de novo”. Mas, mesmo assim a citaremos:

“Havia entre os fariseus um, chamado Nicodemos, dos mais importantes entre os judeus. Ele foi encontrar-se com Jesus à noite e lhe disse: “Rabi, bem sabemos que és um Mestre enviado por Deus, pois ninguém seria capaz de fazer os sinais que tu fazes, se Deus não estivesse com ele. Jesus respondeu: “Eu te afirmo e esta é a verdade; ninguém verá o reino de Deus se não nascer de novo”. Disse-lhe, Nicodemos: “Como pode nascer um homem já velho? Porventura poderá entrar de novo no seio de sua mãe e nascer?” Jesus respondeu: “Eu vos afirmo e esta é a verdade: se alguém não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasce da carne e carne. O que nasce do Espírito é espírito! Não te admires do que eu disse: é necessário para vós nascer de novo. O vento sopra para onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem aonde vai. Assim é quem nasce do Espírito”. (grifo nosso).

Em Mateus (17, 10-13) a reencarnação aparece de forma bem mais clara, senão vejamos: “Os discípulos lhe perguntaram: “Por que dizem os escribas, que Elias deve vir antes?” Respondeu-lhes: “Elias há de vir para restabelecer todas as coisas. Mas eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele o que quiseram. Do mesmo modo, também o filho do homem está para sofrer da parte deles. Então, os discípulos compreenderam que Jesus lhes tinha falado a respeito de João Batista”. (grifo nosso)

Eventual dúvida pode ser dissipada nesta outra narrativa:

Mateus 11, 14-15: E, se quiserdes compreendê-los, João é o Elias que estava para vir. Quem tem ouvidos, que escute bem”.

Quanto a Hebreus 9, 27, que segundo alguns contrária a encarnação, que diz: “Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo, assim o Cristo se ofereceu uma só vez para tomar sobre si os pecados da multidão, e aparecerá uma segunda vez, não, porém, em razão do pecado, mas para trazer a salvação àqueles que o esperam”.

No texto não há nenhuma afirmativa contra a reencarnação. No texto consta, conforme já dito, o que  acontece realmente, pois no presente corpo, em que o espírito nele habita, morrerá só uma vez, ou seja, para todas as vezes que ele (espírito) se reencarnar, ou seja, para cada reencarnação: somente uma morte.

A segunda parte do texto, em minha opinião, significa que após o amadurecimento do espírito com a superação de suas faltas e a construção de uma  moral elevada e voltada para o bem, jesus aparecerá uma segunda fez para lhe mostrar a salvação conquistada pelo exercício do livro arbítrio e por meio de sucessivas reencarnações,  com as recompensas de acordo com o seu mérito.

Que Deus nos guie por meio da oração e de constante vigilância, bem como que o estudo e a pesquisa façam parte do exercício da nossa fé.


2 comentários:

  1. Sensacional!
    Para nós espíritas, a questão da reencarnação é muito lógica. Infelizmente, irmãos de outras religiões iriam argumentar quanto aos exemplos citados: "Ah são os mistérios de Deus"
    E eu digo: "Graças a Deus que sou adepta da fé raciocinada"
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Muito bom artigo irmão! Esclarecedor mesmo para quem não é espírita. Muitas são as interpretações da Bíblia, porém muitas passagens deixam claro que não existe o fim após desencarnação e também a prova que existe a reencarnação.
    "existem muitas moradas na casa de meu Pai"... É uma delas.
    "Ninguém vem a mim se não morrer e nascer de novo"

    ResponderExcluir